CaricaturaCartumChargeIlustraçãoQuadrinhosTextoTirinha

Qual a diferença entre cartum charge e caricatura

Fala galera, hoje falarei de um assunto que quase todos vêem em jornais, revistas entre outros periódicos, porém não percebem a diferença entre eles. Os três tópicos que abordo são o Cartum, Charge e Caricatura. Qual a diferença entre eles hein?

Em palestras, feiras e rodas de profissionais este tema é bastante discutido, pois ainda é uma dúvida entre iniciantes e até mesmo em profissionais. Não é fácil definir exatamente cada um por causa de suas características bem peculiares, e às vezes é embaraçoso responderem estas questões.

Tentarei explicar de uma forma mais simples embasado em termos teóricos e práticos no qual eu me envolvo em meus trabalhos.

Charge é uma ilustração que tem como objetivo principal dar opinião e, na maioria das vezes, criticar certo assunto. A palavra CHARGE vem do francês e significa “atacar” ou “carregar”, digo isso no sentido figurado da palavra. A ilustração tem sentido em certa época com algum fato ocorrido em sua sociedade, é um trabalho temporal. Podemos ver muitos exemplos com temas de futebol e política, mas não excluem outros temas, simplesmente os dois são os mais inspiradores por suas polêmicas e acontecimentos. Esta é a maior característica da charge, contextualizar certa situação em seus desenhos, fora isso ela perde sua funcionalidade como termômetro crítico. Muitas charges duram décadas e são exemplos até hoje para profissionais, mantendo sua força de expressão e formação de opinião.

Abaixo coloco algumas charges como exemplo.

http://1.bp.blogspot.com/_iJ19CuWK9dA/SEoQet4KQvI/AAAAAAAAAdI/s1U0hK6--Ns/s400/henfil.jpghttp://2.bp.blogspot.com/_xf2TUWg5baA/SVFkAFsiRQI/AAAAAAAAAqg/0i_UySPLhKA/s400/00000000000000000.jpg

http://www.turadinhas.com/Tira_11_tonho.jpg

Cartum , de certa forma, é um desenho descompromissado de humor ou carga política e social. A palavra vem do inglês “cartoon” que significa “cartão”, ele relata um assunto universal sem depender de contexto nenhum, apenas um tema a ser explorado, sendo assim, atemporal. O cartum tem temas que podem ser entendidos em qualquer parte do mundo, pois não é um assunto de uma certa região no qual precisa de uma certa bagagem de conhecimentos específicos para entender. É um desenho geralmente cômico e universal.

Abaixo coloco alguns cartuns como exemplo.

http://www.overmundo.com.br/uploads/banco/multiplas/1214516036_liniers.jpg

http://2.bp.blogspot.com/_T_hUyce7yQ4/TSxK_E8L9OI/AAAAAAAADaY/nCoWmY8SkRQ/s1600/Menina%2BAstronauta.jpg

Caricatura , por sua vez, tem um ar de exagero. No caso de caricatura pessoal, o desenhista escolhe as partes mais salientes do indivíduo para exagerá-las, podemos ver, em grande parte dos trabalhos, que eles preferem explorar o rosto do personagem. A palavra caricatura vem do italiano “caricare” que significa “carregar” ou “exagerar”, assim, os ilustradores adoram usar para satirizar personagens públicos. A caricatura, dependendo do contexto, pode até se transformar em uma charge (caso tenha um sentido de atacar ou criticar alguma situação) ou pode se transformar em cartum (se simplesmente for um desenho descompromissado). Não necessariamente as caricaturas têm que ser exageradas, podemos fazer caricaturas em formatos diferenciados, mas mantendo as características das pessoas para terem uma identificação mais facilitada. Então, uma caricatura é o retrato de alguém, exagerado ou não mantendo suas características físicas.

Abaixo coloco algumas caricaturas como exemplo.

http://4.bp.blogspot.com/_8GVSdAAXADM/R2OLub7VUOI/AAAAAAAAA0g/gI9dSfKRwIc/s400/caricatura_niemeyer.jpghttp://3.bp.blogspot.com/_dg-0O8hZmIw/SneNXSSwJLI/AAAAAAAADNk/TL5KcwFigOk/s400/ziraldo4.jpg

http://2.bp.blogspot.com/_T_hUyce7yQ4/TT2PVXfV6wI/AAAAAAAADdw/_6z4e2fIumA/s1600/glauciaelets.jpg

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *