IlustraçãoQuadrinhosTextoTirinha

Chantal – Um lápis cor de rosa

 

No dia a dia podemos ver muitas tirinhas nos jornais, revistas e outros meios de comunicação. Deparamos-nos com charges, cartuns, ideias fabulosas e muito engraçadas. Porém, não sabemos quem está por trás destas ilustrações. Conhecemos a assinatura e o estilo, mas não a pessoa.

Este fim de semana participei da Oficina de História em Quadrinhos com CHANTAL HERSKOVIC, quadrinhista do Jornal Estado de Minas, no Centro Cultural Padre Eustáquio em Belo Horizonte.

Muitas vezes eu lia suas tirinhas, mas não tinha idéia de quem seria Chantal, para o dias das crianças até cheguei a olhar um livro de sua autoria “Ninguém Merece” para presentear minha afilhada. Ao chegar na oficina vi uma loirinha, com cara de estrangeira, em pé com uma lista de chamada na mão. Sim, era Chantal. Quantas vezes vemos mulheres ilustrando? Muito pouco.


Eu (Begê), Chantal e Sandro

No circuito de ilustração, a presença feminina é bem grande e atuante, porém, não tem o reconhecimento merecido de seus trabalhos.

Já que eu acompanhava seu trabalho e conhecia bem seu traço e tirinhas, fiquei surpreso em descobrir que CHANTAL era uma mulher. Foi gratificante participar de sua oficina e saber mais sobre sua trajetória profissional e seu processo de criação.

Chantal é uma mulher super simpática, inteligente e alegre. Em um dos exercícios passado por ela, fiz questão de demonstrar minha surpresa incluindo-a em minha tirinha. Ela aceitou a brincadeira com muita risada e rebateu dizendo não ser tão brava como a fiz hehehe.


Meu exercício


Sandro De Bernardi


Evando Rocha
www.ilustradores.ning.com/profile/EvandroRocha

Chantal tem também um blog muito legal, em que adolescentes pedem opiniões sobre amor e convivência para sua personagem. Uma gracinha. Confira o blog

www.cacauninguemmerece.blogspot.com

Bom, vida longa às mulheres na área de ilustração e que a mídia valorize mais o lado feminino do lápis.

Um abraço e até a próxima!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *